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Perfil do Egresso - atual

6 – CARACTERIZAÇÃO DO EGRESSO
O profissional graduado pelo Curso de Artes Visuais da FAFCS/UFU deve ter
sua formação pautada pelos princípios já expostos e em consonância com os
princípios para a educação do século XXI, aqui sintetizados: aprender a conhecer,
aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.
As demandas atuais relativas à atuação do artista e do professor em Artes
Visuais exige destes o perfil de pesquisador. Busca-se que o egresso do curso de
graduação em Artes Visuais esteja capacitado para o pensamento crítico e reflexivo,
para a produção artística e cognitiva, vinculadas às dimensões estéticas e
tecnológicas contemporâneas. Sua inserção no mundo do trabalho deve ser pautada
pela atuação ética artística, social e, de permanente atualização em sua formação.
6.1.BACHAREL
No caso específico do bacharel, espera-se que ele seja capaz de:
• Compreender as Artes Visuais em seus aspectos processuais, teóricos,
históricos e estéticos;
• Desenvolver processos de criação visando a sistematização de sua
produção poética;
• Atuar profissionalmente em áreas do circuito artístico como: museus de
arte, centros culturais, galerias de arte e demais instituições de caráter
artístico cultural;
• Elaborar, propor, coordenar e avaliar projetos na área de Artes Visuais;
• Compreender, traduzir e encaminhar as necessidades dos indivíduos,
grupos sociais e comunidades em relação às manifestações artísticas e
culturais, segundo os princípios da ética, da solidariedade, do respeito às
diferenças políticas, sociais e culturais.
6.2.LICENCIADO
No caso do licenciado, espera-se que ele seja capaz de:
• Compreender e pesquisar os processos de criação e docência em
Artes Visuais em seus aspectos metodológicos, teórico-práticos,
históricos e estéticos;
• Atuar profissionalmente como professor pesquisador na Educação
Básica;
• Promover o ensino-aprendizagem em Artes Visuais, respeitando as
diferenças, assim com o desenvolvimento do aluno a partir da
realidade compartilhada;
• Desenvolver ações educativas e produção reflexiva em Artes Visuais
no âmbito da escola e extra escola: museus de arte, centros culturais,
galerias de arte e demais ambientes de caráter artístico cultural;
• Colaborar na elaboração do projeto político pedagógico da escola,
com sua área de formação específica;
• Elaborar, propor, coordenar e avaliar projetos de pesquisa específicos
da área de Artes Visuais e das práticas pedagógicas interdisciplinares
da escola;
• Inter-relacionar o ensino das Artes Visuais e pesquisa em sala de
aula;
• Inter-relacionar o ensino das Artes Visuais e extensão na
comunidade;
• Compreender, traduzir e encaminhar as necessidades dos indivíduos,
grupos sociais e comunidades em relação as manifestações artísticas
e culturais, segundo os princípios da ética, da solidariedade, do
respeito às diferenças políticas, sociais e culturais.

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